sábado, setembro 17, 2005

O NOME DO DEUS DOS CRISTÃOS


O mais antigo exemplo que se conhece do emprego da palavra Jeová, é do ano 1518 d.C., e é devido à má compreensão de um termo hebraico, cujas consoantes são Yhwk. Depois do cativeiro tinham os judeus tão grande respeito a este nome, que, na verdade, somente era usado, segundo algumas autoridades, pelo sumo sacerdote, uma só vez no ano, no dia da expiação.

Todavia, Yhwk ocorre muito freqüentemente na Sagrada Escritura - e por isso outra palavr
a, Adonai (Senhor), a substituiu na leitura em alta voz, e foi adotada pelos tradutores nas diversas línguas estrangeiras (em grego Kyrios - em latim Dominus). E desta maneira se perdeu a verdadeira pronúncia de Yhwk.

Quando, porém, foram acrescentadas às consoantes hebraicas (no oitavo e nono século d.C.) as letras vogais, as de Adonai foram dadas a Yhwk em vez das suas próprias. Por esta razão, se o primeiro ‘a’ fosse levemente disfarçado seria possível ler-se Yehowah - e foi isto o que realmente aconteceu.

Com estas vogais se pretendeu, tanto quanto possível, designar várias formas do verbo hebraico e sugerir assim, numa só palavra, Jeová, estas idéias: ‘o que será’, ‘o que é’, e ‘Aquele que foi’.

Embora isto seja pura imaginação, concorda com a frase que se encontra no Ap 1.4. Primitivamente, sem dúvida, Yhwk representava aquele tempo de um verbo hebraico que implica continuidade (o tempo chamado ‘imperfeito’), e com as suas vogais se lia Yahaweh ou Yahwek. A sua significação era provavelmente ‘Aquele que é’, ou ‘Aquele que será’, sugerindo plena vida com infinitas possibilidades.

Para isto há a seguinte explicação: Quando Moisés quis informar-se a respeito do nome de Deus, foi esta a resposta: ‘o Ente "Eu sou o que sou", "ou Serei o que serei", me mandou vir ter contigo.’ Este nome significa, então, o Ser que subsiste por Si, o qual proverá a respeito do Seu Povo.

Fonte: Dicionário Bíblico - www.blibliaonline.net/

If you read and like it, be aware HE loves you much more than you can expect.
Se você leu e gostou, fique certo de que ELE ama você muito mais do que imagina.


cruzue@gmail.com
===============================================================

2 comentários:

  1. Andei pesquisando bastante em sua página, amado! Vou ser sincero, nunca tinha visto um espaço tão bom como o que você escreve! Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão João;-
    A paz do Senhor Jesús Cristo!

    Sua publicação mostra com muita clareza, Deuteronômio, 5:10 e 11.
    Muito bem; muito boa!

    Abraços fraternais.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Deus lhe abençoe sempre.